Aula Fora ou Estudo do Meio pode ser compreendido como um método de ensino interdisciplinar que visa proporcionar para alunos e professores o contato direto com determinada realidade, um meio qualquer, rural ou urbano, que se decida estudar. Esta atividade pedagógica se concretiza pela imersão orientada na complexidade de um determinado espaço geográfico, do estabelecimento de um diálogo inteligente com o mundo, com o intuito de verificar e de produzir novos conhecimentos. Entende-se, e este é o objetivo deste trabalho, que a realização dos Estudos do Meio, em todos os níveis de ensino, mas particularmente na educação básica, pode tornar mais significativo o processo ensino-aprendizagem e proporcionar aos seus atores o desenvolvimento de um olhar crítico e investigativo sobre a aparente naturalidade do viver social. Trata-se de verificar a pertinência e a relevância dos diversos conhecimentos selecionados para serem ensinados noCURRÍCULO
escolar e, ao mesmo tempo, lançar-se à possibilidade da produção de novos conhecimentos, a elaboração contínua do currículo escolar. Ancoradas em reflexões teóricas e em experiências recentes, na condição de participantes e na condição de organizadores e coordenadores dessas atividades, tenciona-se contribuir para a melhoria da formação do professor e, mais amplamente, para a melhoria da educação em nosso país no presente momento histórico.
Para um bom desenvolvimento é importante que tenha um planejamento dividido em :
Planejamento – A atividade de ser discutida e organizada previamente pelo professor com os alunos, de forma que todos os procedimentos sejam esclarecidos.
Execução – É quando ocorrem as visitas e entrevistas programadas, pesquisando, observando, perguntando e coletando dados para o estudo.
Desenvolvimento e apresentação de resultados – Nesse momento, os alunos organizam, sistematizam e interpretam os dados coletados, propondo conclusões que devem ser analisadas e discutidas em grupo e com o professor.
Avaliação – Deve ser feita conjuntamente entre os alunos e o professor, para averiguar se os objetivos da atividade foram atingidos, quais habilidades e competências foram desenvolvidas, enfim a participação e atitude de todo o grupo durante o desenvolvimento da atividade.
Referências: – Anterita, Cristina de Souza Godoy. Editora Alínea
Aula de Ecologia: Alunos visitam Parque Ecológico de Maracajá
Os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I do Colégio Futurão vivenciaram momentos de muita interação e contato com a natureza. Uma verdadeira aula de ecologia na prática. Assim pode ser descrita a visita dos estudantes ao maior parque ecológico da região. Eles visitaram o Parque Ecológico de Maracajá, onde desfrutaram de momentos agradáveis, realizaram trilhas ecológicas e conheceram as mais diferentes espécies de animais que lá estão. A meninada aprendeu, brincou e se divertiu muito no passeio. Confira as fotos desse inesquecível passeio.
Referência:Imagens
http://www.futurao.com.br/evento/aula-de-ecologia-alunos-visitam-parque-ecologico-de-maracaja
http://www.futurao.com.br/evento/aula-de-ecologia-alunos-visitam-parque-ecologico-de-maracaja
Reportagem:
http://www.futurao.com.br/evento/aula-de-ecologia-alunos-visitam-parque-ecologico-de-maracaja
http://www.futurao.com.br/evento/aula-de-ecologia-alunos-visitam-parque-ecologico-de-maracaja
http://educacaoemfoco2014.blogspot.com.br/2014/04/aula-fora.html





Nenhum comentário:
Postar um comentário