ENTREVISTA
COM A PROFESSORA IARA BENTO DAL RÉ
Professora
do 1°ano do ensino fundamental na escola EMEB JOSÉ LUIZ JUCÁ em SÃO BERNARDO DO
CAMPO, SÃO PAULO.
PERGUNTAS:
1-Sabemos
que existem muitas linhas de pensamento quando falamos da construção de infância,
no seu ponto de vista como se dá o processo de construção de conhecimento
infantil segundo Piaget?
Prof
Iara – A professora abstém-se dessa pergunta.
2-Partindo
da importância do trabalho com a literatura na infância, como você incentiva
seus alunos a adquirirem o gosto pela leitura?
Prof
Iara-Para incentivar os alunos o gosto pela leitura, faço contações de história
todos os dias. Há momentos em que junto com outras professoras, interpretamos
uma história escolhida, uso de fantoches ou leituras dos livros e gibis.
Fundamentação-
Segundo a autora Sara Mourão, as crianças são muito curiosas em situações de
desafio, no caso da leitura é muito importante explorar diferentes tipos de
material de leitura, jornais, livros de vários gêneros, revistas, gibis, jogos
e brincadeiras que despertem o gosto pela leitura. Para isso é importante que o
professor tenha práticas de leitura e escrita no cotidiano da sala de aula.
3-Para
você como é possível introduzir o aprendizado da escrita e da leitura para uma
criança de 6 anos sem que ela perca a infância?
Prof
Iara-Para esta faixa etária e para atingir a aprendizagem da escrita e da
leitura é preciso motiva-los e tornar estes momentos agradáveis, utilizando
jogos de alfabetização. O trabalho com a ludicidade neste momento é muito
importante.
Fundamentação-
Segundo a autora Mônica Baptista, o desenvolvimento da linguagem escrita em
crianças menores de 7 anos exige estratégia de aprendizagem que respeitam as
características das crianças, despertando o interesse e o desejo de cada uma em
aprender.
4-Qual
a metodologia de ensino que você adotou para o aprendizado da leitura e da
escrita para as crianças de 6 anos?
Prof
Iara-Para a rede de SÃO BERNARDO DO CAMPO, trabalhamos o método construtivista.
Fundamentação-
Segundo a autora Cleide Vitor, em termos teóricos conceituais a proposta
construtivista é baseada nas pesquisas e obras publicadas por Piaget, Wallon,Vygotsky,Paulo
Freire, Emília Ferrero, entre outros.
5-Você
acha que a linguagem escrita tem algum significado para as crianças menores de
7 anos ? E quais são?
Prof
Iara-Sim para reconhecimento de jogos, letras, letramento.
Fundamentação-
Segundo Mônica Baptista, o sistema de escrita é um objeto do conhecimento
humano, e exerce forte influência na cultura infantil. Entretanto a maneira de
como a criança se apropria desse conhecimento revela como ela se relaciona com
o mundo, esse relacionamento ocorre por meio de ações das crianças.
6-Qual
é a importância da atividade lúdica para a aprendizagem infantil?
Prof
Iara- É importante para o desenvolvimento.
Fundamentação-
Segundo a autora Mônica Baptista, o lúdico contribui para a construção do
conhecimento e o desenvolvimento infantil. É importante não por ser uma
atividade prazerosa, mas sim por preencher necessidades fundamentais para as
crianças tais como: compreensão de regras, valores , limites desenvolvimento
cognitivo entre outros.
Referências
Bibliográficas:
Brandão.
Carlos da Fonseca.Paschoal.Jaqueline Delgado.ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE
ANOS:Teoria e Prática na Sala de Aula.-São Paulo:Avercamp,2009.
Maciel.Francisca
Isabel Pereira.Baptista.Mônica Correia.Monteiro.Sara Mourão:A CRIANÇA DE SEIS
ANOS, A LINGUAGEM ESCRITA E O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS.1ªedição.Brasilia
2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário