segunda-feira, 25 de maio de 2015



ENTREVISTA COM A PROFESSORA IARA BENTO DAL RÉ

Professora do 1°ano do ensino fundamental na escola EMEB JOSÉ LUIZ JUCÁ em SÃO BERNARDO DO CAMPO, SÃO PAULO.

PERGUNTAS:

1-Sabemos que existem muitas linhas de pensamento quando falamos da construção de infância, no seu ponto de vista como se dá o processo de construção de conhecimento infantil segundo Piaget?
Prof Iara – A professora abstém-se dessa pergunta.

2-Partindo da importância do trabalho com a literatura na infância, como você incentiva seus alunos a adquirirem o gosto pela leitura?
Prof Iara-Para incentivar os alunos o gosto pela leitura, faço contações de história todos os dias. Há momentos em que junto com outras professoras, interpretamos uma história escolhida, uso de fantoches ou leituras dos livros e gibis.
Fundamentação- Segundo a autora Sara Mourão, as crianças são muito curiosas em situações de desafio, no caso da leitura é muito importante explorar diferentes tipos de material de leitura, jornais, livros de vários gêneros, revistas, gibis, jogos e brincadeiras que despertem o gosto pela leitura. Para isso é importante que o professor tenha práticas de leitura e escrita no cotidiano da sala de aula.

3-Para você como é possível introduzir o aprendizado da escrita e da leitura para uma criança de 6 anos sem que ela perca a infância?
Prof Iara-Para esta faixa etária e para atingir a aprendizagem da escrita e da leitura é preciso motiva-los e tornar estes momentos agradáveis, utilizando jogos de alfabetização. O trabalho com a ludicidade neste momento é muito importante.
Fundamentação- Segundo a autora Mônica Baptista, o desenvolvimento da linguagem escrita em crianças menores de 7 anos exige estratégia de aprendizagem que respeitam as características das crianças, despertando o interesse e o desejo de cada uma em aprender.

4-Qual a metodologia de ensino que você adotou para o aprendizado da leitura e da escrita para as crianças de 6 anos?
Prof Iara-Para a rede de SÃO BERNARDO DO CAMPO, trabalhamos o método construtivista.
Fundamentação- Segundo a autora Cleide Vitor, em termos teóricos conceituais a proposta construtivista é baseada nas pesquisas e obras publicadas por Piaget, Wallon,Vygotsky,Paulo Freire, Emília Ferrero, entre outros.

5-Você acha que a linguagem escrita tem algum significado para as crianças menores de 7 anos ? E quais são?
Prof Iara-Sim para reconhecimento de jogos, letras, letramento.
Fundamentação- Segundo Mônica Baptista, o sistema de escrita é um objeto do conhecimento humano, e exerce forte influência na cultura infantil. Entretanto a maneira de como a criança se apropria desse conhecimento revela como ela se relaciona com o mundo, esse relacionamento ocorre por meio de ações das crianças.

6-Qual é a importância da atividade lúdica para a aprendizagem infantil?
Prof Iara- É importante para o desenvolvimento.
Fundamentação- Segundo a autora Mônica Baptista, o lúdico contribui para a construção do conhecimento e o desenvolvimento infantil. É importante não por ser uma atividade prazerosa, mas sim por preencher necessidades fundamentais para as crianças tais como: compreensão de regras, valores , limites desenvolvimento cognitivo entre outros.





Referências Bibliográficas:
Brandão. Carlos da Fonseca.Paschoal.Jaqueline Delgado.ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS:Teoria e Prática na Sala de Aula.-São Paulo:Avercamp,2009.
Maciel.Francisca Isabel Pereira.Baptista.Mônica Correia.Monteiro.Sara Mourão:A CRIANÇA DE SEIS ANOS, A LINGUAGEM ESCRITA E O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS.1ªedição.Brasilia 2009.






Nenhum comentário:

Postar um comentário