segunda-feira, 25 de maio de 2015


FILMES


Filmes com resenhas e planos para trabalhar em sala de aula



                                           Rio 2






Sinopse oficial: Blu (Jesse Eisenberg) vive feliz no Rio de Janeiro ao lado da companheira Jade (Anne Hathaway) e seus três filhotes, Carla (Rachel Crow), Bia (Amandla Stenberg) e Tiago (Pierce Gagnon). Seus donos, Linda (Leslie Mann) e Túlio (Rodrigo Santoro), estão agora na floresta amazônica, fazendo novas pesquisas. Por acaso eles encontram a pena de uma ararinha azul, o que pode significar que Blu e sua família não sejam os últimos da espécie. Após vê-los em uma reportagem na TV, Jade insiste para que eles partam para a Amazônia.

Publico alvo :Ensino Fundamental

01 – Faça a exibição do filme da melhor maneira possível (ver guia introdutório). Cabe ressaltar que após a sessão, o ideal é que haja espaço para os estudantes colocarem as suas opiniões, estas, por prezarem pela falta de maturidade com a linguagem audiovisual e literária, serem recebidas e devolvidas com o devido respeito e atenção.

 02 – A questão ambiental está presente em quase todas as produções que apresentam personagens que são animais e a sua sobrevivência na natureza. Discuta estas questões com os alunos.

 03 – Trabalhe com a caracterização dos personagens e do espaço em que estes atuam. Observe valores como família, respeito ao próximo e, principalmente, ética, haja vista que o estereótipo da “malandragem” brasileira sempre está presentes nestas histórias.

 04 – Observar com os alunos se o Brasil e a imagem dos brasileiros ainda continua expressada através de caricaturas e estereótipos. Refletir isso com os alunos.

05 – Trabalhar com as espécies animais presentes no filme também é uma ótima opção para a aula de ciências, tocando na questão da extinção de animais da fauna brasileira.


                                       O MAR NÃO ESTÁ PRÁ PEIXE 






Sinopse oficial: Pê é um simpático peixinho órfão, que chegou recentemente a um belo recife e está em busca de sua tia Pérola. Logo ele começa a se enturmar com os moradores locais e se apaixona por Cordélia, uma peixinha cor-de-rosa que atrai as atenções de todos os peixes. Troy, um perigoso tubarão, também está interessado em Cordélia. Para proteger Cordélia, Pê decide enfrentar Troy e fazer com que o recife fique livre de uma vez por todas de sua ameaça.

Publico alvo : Ensino  Fundamental .

01 – Faça a exibição do filme da melhor maneira possível (ver guia introdutório). Cabe ressaltar que após a sessão, o ideal é que haja espaço para os estudantes colocarem as suas opiniões, estas, por prezarem pela falta de maturidade com a linguagem audiovisual e literária, serem recebidas e devolvidas com o devido respeito e atenção.

 02 – Um filme ideal para trabalhar a questão da cadeia alimentar, nas aulas de ciências. Segue um padrão parecido com Procurando Nemo.

03 – Assim como os outros filmes deste segmento que denomino de “Filmes sobre a vida marinha”, esta produção sinaliza algumas questões sobre a importância da manutenção da vida nos oceanos e da sua preservação, semente que precisa ser germinada logo nas primeiras etapas do ensino fundamental.

04 – Debata também a questão dos personagens ficcionais nas histórias e seus tipos. Ao explorar este assunto com os estudantes, permitirá que mais adiante, eles estejam preparados para melhor compreender as histórias literárias e seus arquétipos: herói, vilão, coadjuvante, entre outros.



                                                                    O PRÍNCIPE DO EGITO 




Sinopse oficial: O filme é uma adaptação do Livro do Êxodo que segue a vida de Moisés como príncipe do Egito, até o seu destino final para guiar os filhos de Israel para fora do Egito.


Publico alvo : Ensino Fundamental 

01 – Faça a exibição do filme da melhor maneira possível (ver guia introdutório). Cabe ressaltar que após a sessão, o ideal é que haja espaço para os estudantes colocarem as suas opiniões, estas, por prezarem pela falta de maturidade com a linguagem audiovisual e literária, serem recebidas e devolvidas com o devido respeito e atenção.

 02 – O Príncipe do Egito é uma animação baseada na história bíblica de Moisés. Debater esta história, como se estivesse contando algum conto de fadas. Depois, ir para o filme. Há na internet resumos interessantes, com dotes literários, sobre a história de Moisés.

 03 - Um dos temas mais preocupantes da contemporaneidade é a questão da tolerância religiosa. Debater este assunto com os estudantes é muito importante.

 04 – O contato entre povos distintos, o respeito à cultura do outro e as chagas da escravidão são temas pertinentes para abordagem após a exibição do filme na sala de aula. 04 – A caracterização dos personagens e as suas funções na história rendem boas atividades em sala.



http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=2492


Nenhum comentário:

Postar um comentário