FILMES
Filmes com resenhas e planos para trabalhar em sala de aula
Rio 2
Sinopse oficial: Blu (Jesse Eisenberg) vive feliz no Rio de Janeiro ao lado da companheira Jade (Anne Hathaway) e seus três filhotes, Carla (Rachel Crow), Bia (Amandla Stenberg) e Tiago (Pierce Gagnon). Seus donos, Linda (Leslie Mann) e Túlio (Rodrigo Santoro), estão agora na floresta amazônica, fazendo novas pesquisas. Por acaso eles encontram a pena de uma ararinha azul, o que pode significar que Blu e sua família não sejam os últimos da espécie. Após vê-los em uma reportagem na TV, Jade insiste para que eles partam para a Amazônia.
Publico alvo :Ensino Fundamental
01 – Faça a exibição do filme da melhor maneira possível (ver guia introdutório). Cabe ressaltar que após a sessão, o ideal é que haja espaço para os estudantes colocarem as suas opiniões, estas, por prezarem pela falta de maturidade com a linguagem audiovisual e literária, serem recebidas e devolvidas com o devido respeito e atenção.
02 – A questão ambiental está presente em quase todas as produções que apresentam personagens que são animais e a sua sobrevivência na natureza. Discuta estas questões com os alunos.
03 – Trabalhe com a caracterização dos personagens e do espaço em que estes atuam. Observe valores como família, respeito ao próximo e, principalmente, ética, haja vista que o estereótipo da “malandragem” brasileira sempre está presentes nestas histórias.
04 – Observar com os alunos se o Brasil e a imagem dos brasileiros ainda continua expressada através de caricaturas e estereótipos. Refletir isso com os alunos.
05 – Trabalhar com as espécies animais presentes no filme também é uma ótima opção para a aula de ciências, tocando na questão da extinção de animais da fauna brasileira.
O MAR NÃO ESTÁ PRÁ PEIXE
Publico alvo : Ensino Fundamental .
01 – Faça a exibição do filme da melhor maneira possível (ver guia introdutório). Cabe ressaltar que após a sessão, o ideal é que haja espaço para os estudantes colocarem as suas opiniões, estas, por prezarem pela falta de maturidade com a linguagem audiovisual e literária, serem recebidas e devolvidas com o devido respeito e atenção.
02 – Um filme ideal para trabalhar a questão da cadeia alimentar, nas aulas de ciências. Segue um padrão parecido com Procurando Nemo.
03 – Assim como os outros filmes deste segmento que denomino de “Filmes sobre a vida marinha”, esta produção sinaliza algumas questões sobre a importância da manutenção da vida nos oceanos e da sua preservação, semente que precisa ser germinada logo nas primeiras etapas do ensino fundamental.
04 – Debata também a questão dos personagens ficcionais nas histórias e seus tipos. Ao explorar este assunto com os estudantes, permitirá que mais adiante, eles estejam preparados para melhor compreender as histórias literárias e seus arquétipos: herói, vilão, coadjuvante, entre outros.
O PRÍNCIPE DO EGITO
Sinopse oficial: O filme é uma adaptação
do Livro do Êxodo que segue a vida
de Moisés como príncipe do Egito, até o seu
destino final para guiar os filhos de
Israel para fora do Egito.
Publico alvo : Ensino Fundamental
01 – Faça a exibição do filme da melhor maneira possível (ver guia introdutório). Cabe ressaltar que
após a sessão, o ideal é que haja espaço para os estudantes colocarem as suas opiniões, estas, por
prezarem pela falta de maturidade com a linguagem audiovisual e literária, serem recebidas e
devolvidas com o devido respeito e atenção.
02 – O Príncipe do Egito é uma animação baseada na história bíblica de Moisés. Debater esta história,
como se estivesse contando algum conto de fadas. Depois, ir para o filme. Há na internet resumos
interessantes, com dotes literários, sobre a história de Moisés.
03 - Um dos temas mais preocupantes da contemporaneidade é a questão da tolerância religiosa.
Debater este assunto com os estudantes é muito importante.
04 – O contato entre povos distintos, o respeito à cultura do outro e as chagas da escravidão são temas
pertinentes para abordagem após a exibição do filme na sala de aula.
04 – A caracterização dos personagens e as suas funções na história rendem boas atividades em sala.
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=2492



Nenhum comentário:
Postar um comentário