PROJETO
Livro
de parlendas preferidas
Objetivo(s)
·
Favorecer
situações de escrita com base em textos memorizados;
·
Possibilitar
a reflexão sobre o sistema alfabético.
Conteúdo(s)
Escrita
Ano(s)
1º
2º
Tempo
estimado
9
aulas
Material
necessário
·
Livros de parlendas;
·
Canetas coloridas;
·
Giz de cera;
·
Lápis preto;
·
Letras móveis.
Desenvolvimento
1ª
etapa
Apresente
parlendas aos alunos e conte que farão um livro com esse tipo de texto para
apresentar aos demais colegas da escola. Leia uma delas, pergunte se conhecem
outras e inicie a escrita de uma lista coletiva das conhecidas. Leia outras e
acrescente à lista.
2ª
etapa
Divida
a classe em grupos. Distribua um conjunto com as letras móveis necessárias para
a escrita da parlenda para cada grupo da sala. Peça que contem quantas letras
receberam e confirmem a quantidade. Retome a parlenda oralmente e anuncie qual
será o primeiro trecho a ser escrito. Enquanto observa as produções, faça
perguntas que promovam a reflexão sobre a própria escrita: "Com qual letra
começaram a escrever o trecho da parlenda?", "O nome de algum aluno
pode ajudar nessa escrita?". Peça que leiam o que escreveram - essa
intervenção é fundamental para que ajustem a fala à escrita.
3ª
etapa
Forme
duplas para a escrita de outra parlenda. A escrita será em conjunto, por isso
cada criança deve colocar uma letra de cada vez, anunciando ao parceiro o que
já está escrito para que este dê continuidade. Distribua as letras e relembre
oralmente a parlenda. Faça intervenções: "Quantas letras deve ter esse
pedaço?", "Com qual letra deve terminar o verso?". Peça que
leiam cada trecho escrito para que reflitam e reorganizem as hipóteses
iniciais.
4ª
etapa
Após
a escrita das parlendas, crie com a turma o título da coletânea, escrevendo-o
no quadro negro.
5ª
etapa
Monte
os livros e distribua-os aos alunos. Peça que cada um coloque seu nome, inicie
a ilustração da capa e escreva o título combinado.
6ª
etapa
Proponha
a escrita coletiva do convite para o lançamento do livro, destinado a alguma
turma da escola. No dia marcado, divida a sala em grupos. Cada um recitará uma
parlenda.
Produto
final
Livro com parlendas eleitas pelo grupo.
Avaliação
Observe
se os alunos aprofundaram seus conhecimentos a respeito do sistema de escrita.
Eles reviram suas escolhas com base nas intervenções e da parceria com os
colegas?
Flexibilização
Encaminhe
para o aluno algumas parlendas como lição de casa para que a família o ajude a
memorizar partes da história e os títulos.
3ª etapa
Coloque
o aluno com uma das duplas e considere os conhecimentos dele ao realizar esse
agrupamento.
http://www.gentequeeduca.org.br/planos-de-aula/livro-de-parlendas-preferidas
Livro com parlendas eleitas pelo grupo.
3ª etapa
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